"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 15 de março de 2011

Hear Me Lord

“Não é Deus que não aceito, entende isso, é o mundo criado por ele, o mundo de Deus que não aceito e não posso concordar em aceitar. Faço uma ressalva: estou convencido, como uma criança, de que os sofrimentos hão de cicatrizar e desaparecer, de que toda a injuriosa comédia das contradições humanas desaparecerá como uma miragem deplorável, (...), de que, enfim, na consumação do mundo, no momento da eterna harmonia, acontecerá e aparecerá algo tão precioso que bastará a todos os corações, para suavizar todas as indignações, para redimir todas as perversidades dos homens, todo o sangue por eles derramado, chegará para que seja possível não só perdoar como também compensará tudo o que aconteceu com os homens – oxalá, oxalá tudo isso aconteça e se revele, mas eu não o aceito nem quero aceitar!” – Ivan Karamázov

Venho há alguns meses tomando porrada. De vários lados, de várias formas. E invariavelmente reajo dramaticamente ou baixando a cabeça. Mas não agora. Reconheço o quanto sou responsável pelo aparecimento de alguns problemas ou pelo crescimento de outros. E a hora é de reagir, partindo de uma mudança de dentro para fora.

Nesse tempo pude perceber quem realmente gosta de mim, ver também um bando de aproveitadores e pessoas ‘querendo fazer graça’, mostrando uma coisa e agindo de outra forma. Faço questão de não esquecer nenhum desses e nenhuma dessas situações. Conversando com meu primo Fábio, ele comentou o quanto vem me achando pesado, amargurado, o quanto preciso ‘abrir meu coração’. Desculpe, Fabinho, não agora! Meu rancor será o combustível da minha reconstrução.

E, além disso, a fé em Deus. Sinto que me aproximar da espiritualidade pode ajudar a me salvar de mim e fazer com que eu cresça. Isso já vem causando polêmica só de ser cogitado. Para estes, é preciso entender que independente de religião ou crença, quero Jesus guiando meus passos neste processo de reedificação. Pode parecer piada pelo tanto que sou debochado, mas é a mais pura verdade nesse momento.

Vou precisar me afastar de elementos importantes da minha vida, hábitos e convicções arraigadas na imagem que construí em todos estes anos. Quem gosta de mim de verdade e está do meu lado, vai continuar. Os outros, quero mais é que se afastem.

“Em segundo, quanto mais tola mais direta. Quanto mais tola, mais clara. A tolice é curta e ingênua, já a inteligência tergiversa e se esconde. A inteligência é um canalha, mas a tolice é franca e honesta. Levei a questão até a beira do meu desespero, e quanto mais tola tenha sido sua condução, mais proveitoso terá sido para mim.” (Idem)

You know I'm not dead

 Por Ricardo Pereira

4 comentários:

  1. "Meu rancor será o combustível da minha reconstrução."

    Cara, há tempos acompanho esse blog e gosto muito do jeito que você escreve.
    Esse comment é só pela empatia gigante que senti quando li essa frase. Também não quero mais levar rancor apenas por amargura. É aquele lance de transformar a merda em adubo e blablabla.

    Enfim, gosto muito do TATP.
    Moro no interior de Sergipe (numa cidadezinha pacata e acolhedora chamada Maruim), quando quiser passar um tempinho pelo nordeste já tem onde ficar e onde tomar uma cervejinha gelada. E cachaça das melhores também.

    Abraço, Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso dizer que estarei ao seu lado, certo?

    Este pode não ser o seu melhor texto, mas acredito que é um dos mais importantes.

    Abraços e estamos aí. Sempre.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, filho! Agora me senti até mal por não estar perto de vc!! E por ter tentado, mas não ter conseguido te encontrar nas poucas vezes q fui à Angra... Mas independente de encontros, lembre-se que te amo!! E sei q vc vai conseguir fazer essa transformação interna. Qnd precisar de mim, já sabe!!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Manoel! Obrigado pelos elogios, cara. É exatamente o que você disse, já que o rancor existe, que sirva ao menos para melhorar alguma coisa! Apareça sempre!
    E quando estiver por aí, vou dar um toque mesmo! rs Abraço

    Valeu, Hugão, é sempre importante saber isso!

    Oi, Nina, não precisa se sentir assim não! Já tô em processo de melhora, quando nos encontrarmos vou estar numa fase mais positiva, você vai ver! Obrigado aí, beijo!

    ResponderExcluir