"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 22 de março de 2011

Feito pra acabar

Para alguns, futebol é só um jogo, uma distração para o fim de semana, e o time, uma escolha por simpatia, inércia ou influência familiar. Não para mim. Acredito que há um perfil definido para o torcedor de cada clube e o Botafogo é mais do que uma escolha, é prioridade, parte fundamental na minha vida. O mais próximo que cheguei do amor que os pais dizendo sentir pelos filhos.

Vivo o dia-a-dia do clube e mudanças de técnico são sentidas por aqui, para o bem ou para o mal. São meses acompanhando as declarações e atitudes de uma pessoa que te representa e acaba assumindo mesmo a função de comandante. Às vezes chego a comparar a saída de determinados técnicos a fins de namoros, com toda a saudade e alívio decorrentes.

Escrevo isto, obviamente, pela saída de Joel Santana em sua terceira passagem pelo Botafogo. Sinto-me feliz com este rompimento, mesmo gostando bastante da figura do Natalino. Nunca esquecerei este período, marcado em seu início e fim por um confronto com o Vasco. Janeiro de 2010, fui assistir ao clássico e voltei acachapado com uma derrota de seis a zero, poucas vezes me senti tão humilhado na vida. Não só pelo resultado, mas pela postura da equipe e por algumas outras circunstâncias... Fiquei praticamente uma semana sem sair de casa e sem dormir até que o Joel fosse anunciado.

E por mais otimista que eu tentasse ser, não esperava o que estava por vir. Ele transformou o clima em General Severiano e fez uma equipe mediana proporcionar duas vinganças maravilhosas. Primeiro, ganhando a Taça Guanabara sobre o mesmo Vasco que havia acabado de me humilhar e depois a Taça Rio sobre o Império do Mal, que havia nos derrotado por três anos seguidos em que o diabo resolveu se meter com esportes. Ok, um título carioca não é quase nada, eu sei, mas nessas circunstâncias, meu amigo... Pense em Kill Bill, Old Boy ou qualquer outro clássico sobre a Vingança que entenderás como me senti!

E por esse título e pelo levante da autoestima da equipe e dos torcedores sou muito grato ao Joel, nunca esquecerei mesmo.

O problema é que não estava mais aguentando a falta de padrão de jogo do time atual do Botafogo, só chutões para o alto, sem uma trama de jogadas, nada. Até nas vitórias, ver jogo do meu time estava me aborrecendo. Sinal de que algo estava errado, desgaste na relação.

Sei das limitações da equipe e já posso prever um 2011 complicado para nós, mas torço sinceramente para que o próximo técnico consiga trazer um pouco de ofensividade e inteligência para um plantel que é melhor do que o do ano passado.

E desejo toda a sorte ao Joel, tem suas limitações, mas também um carisma e estrela admiráveis. Eu, se presidente do Fluminense, não pensaria duas vezes em chamá-lo. É o técnico certo para um time em crise e precisando de resultados ‘para ontem’.

Ah, se todos os términos de relação fossem assim...

Quero não saber de cor também. Pra que minha vida siga adiante...
 Por Ricardo Pereira

5 comentários:

  1. Fala cara!!! Concordo em quase tudo que voce falou sobre o Joel, mas acho que uma coisa temos que lembrar: não temos jogadores em nosso elenco e ponto. Reclamamos que ele so escala cabeça de area, mas cade os meia de ligaçao do nosso elenco, não podemos ficar esperando eternamento o maicosuel. E pode vir o tecnico que for, ate o Mourinho que de nada vai adiantar, temos uma boa diretoria, que organizou bem o clube, mas nos falta jogadores..... Vamos ver no que vai dar..... Acho que esse ano vai ser tenso pra gente... fortes emoções nos aguardam!!

    Temos q marcar um chope pra botar o papo musical e futebolistico em dia!!

    Abraçao!!

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá. Concordo em parte tb rs

    Obviamente faltam meias de ligação, vender o Renato e não comprar ninguém pro seu lugar, não dá!

    Mas precisamos de técnico sim. Nosso time é pior do que o Boavista? Do que o Bangu? É claro que não, por que então esses dois (que foram os dois 'de menor investimentos' que vi jogar melhor) tem mais padrão de jogo que nós? chegam ao ataque tocando a bola e nós não??

    Porque nosso companheiro Natalino nunca trinou jogadas, a única era bicuda pra frente pra ver se o Loco resolve...

    Temos que reforçar sim. Mas

    Jefferson;

    Lucas
    Antônio Carlos
    Fábio Ferreira (ou João Filipe)
    Cortês (ou Marcio Azevedo);

    Marcelo Mattos
    Arévalo
    Éverton
    Maicosuel;

    Herrera
    Loco

    é um time que não faz feio, se bem treinado.

    Vamos aguardar, que só nos resta isso mesmo rs

    E temos que marcar alguma coisa aí sim! Ouvindo um monte de coisas boas! Chegaram os vinis?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de acreditar que mudança de técnico resolve os problemas do Botafogo, mas...

    Pra mim tudo isso se resume a uma questão: falta de resultado, principalmente contra o Flamengo. Se tivéssemos ganho do Flamengo na semi, o clima estaria outro.

    Claro que não somos piores que Boavista ou Bangu, mas é do Flamengo que o time tem perdido. Não importa se Bangu ou Boa Vista estão jogando bem. Quem ganhou o primeiro turno foi o Flamengo. Quem foi tri recentemente em cima do Botafogo foi o Flamengo. Portanto é o Flamengo o adversário a ser batido.

    ResponderExcluir
  4. Discordo, cara.

    Antes daquele jogo as coisas já não estavam boas. Empatamos no tempo normal, depois de um primeiro tempo pífio e saímos nos pênaltis. Os molambos não são mais problemas, o título do ano passado acabou com isso.

    O problema vem desde o ano passado quando perdemos uma vaga na libertadores pela covardia do Joel em jogos fáceis como Ceará, Goiás e reservas do Inter em casa.

    E depois (antes das semi da GB) houve o problema entre o Loco (que enxerga muito de futebol) e a mentalidade tacanha e defensivista do JS.

    Só citei Bangu e Boavista porque são times que apresentam jogadas e toque de bola, coisa que não vimos no Botafogo este ano ainda...

    E Caio Jr (ou outro técnico) não vai resolver todos os problemas do Botafogo, mas se estiver disposto a trabalhar, pode melhorar bastante nossa equipe!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu queria o CUCA!!! Isso sim!!
    HAHAHAHAHAAHA
    Pode me chamar de maluco, mas e verdade!!!
    Concordo totalmente no que voce diz a respeito de um esquema tático e jogadas ensaiadas... Mas pra se fazer uma omelete, tem q ter ovos!! E no momento O GLORIOSO não tem tantos assim!!!
    Achei uma aposta interesssante o Caio Jr. ele ja fez bons trabalhos por onde passou... Vamos ver agora.... E tbm achei interessante os nomes que surgiram para o nosso meio.. Andrezinho e Gilberto.... Vamos ver no que vai dar...

    Cara os discos só vão chegar em abril.. demora pra entregar e tal.. entrega internacional né....

    Até que tbm tenho escutado umas novidades ai...

    Vamos marcar e vamos chamar o Matheus tbm!!

    Abração

    ResponderExcluir