"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Older Chests

A essa hora, nosso amigo Hugo deve estar se preparando para ir ao show do Belle and Sebastian. Como não pude ir, vou falar sobre minhas expectativas, de como gostaria de um show deles. Antes, é preciso voltar uns doze, treze anos...

1998 mais ou menos... Uma banda da Escócia, com um monte de integrantes, carregando com orgulho a pecha de ‘pequena’, músicas levadas ao violão, boas letras cheias de referências literárias, lindas capas dos discos. Esta era a Belle and Sebastian. E não tinha como não fazer um estrago em rapazes e moças melancólicos com cerca de 20 anos, fãs de Smiths, literatura e música pop.

Lembro bem a primeira vez que ouvi. Na época não tínhamos a facilidade de baixar discos pela internet como hoje, já tinha lido sobre a banda e era doido pra conhecer. Até que Hugo conseguiu os discos e me chamou para ouvir na sua casa. Posso ver como numa fotografia desbotada os dois deslumbrados com o poder da simplicidade daquelas canções, comentando as letras, discutindo as preferidas. De repente, Angra dos Reis parecia ter se transformado em um pedacinho da Escócia.

O tempo passou.. Tanto eu quanto Hugo não somos mais (infelizmente?) tão deslumbrados, a banda já não é mais a mesma, mas a influência dela em nossas vidas é inegável e impossível não ouvir com carinho aquelas canções, nem que seja como encontrar velhas fotografias esquecidas em uma gaveta. Torço para que o show, ao menos em alguns momentos, consiga transportar os presentes hoje ao Circo Voador novamente à inocência de seus vinte anos.

E para finalizar, o que seria meu repertório perfeito:

- The State I Am In
- She’s Losing It
- I Could Be Dreaming
- My Wandering Days are Over
- Seeing Other People
- Belle & Sebastian
- Me and the Major
- The Fox in the Snow
- Judy and the dream of Horses
- It Could Have Been A Brilliant Career
- Sleep The Clock Around
- A Summer Wasting
- The Model
- The Wrong Girl
- If She Wants Me
- You Don't Send Me
- If You Find Yourself Caught In Love
- Another Sunny Day
- I Want The World To Stop
- Write About Love
- I Can See Your Future

Por Ricardo Pereira
 
You used to make me smile when I was down

4 comentários:

  1. Rapaz eu lembro de comprar os cds delesno rock'n rio, na lojinha da trama que tinha la! R$ 10 cada um!!! Muito bom.. Já ouviu o novo deles?? Bem legal

    ResponderExcluir
  2. Lembro disso aí! Ano que vem tem mais, dependendo da programação, vamos arrumar uma nova maratona? rs

    Gostei do novo, tem boas músicas ali!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma lista legal para conhecer! Puxa quem dera as canções fossem minhas. Eu especialmente gosto muito do Dércio Marques, pois ele reúne em seus álbuns amigos e gravam juntos, misturando os sons do dia a dia (numa paisagem rural) e as letras são sempre muito legais. Posso te mandar alguma por e-mail. Envia pra mim seu end p/ norielem_pedagogia@hotmail.com Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Mano: vou escrever um texto sobre o show... Mas depois do seu, fica complicado.

    Muito bom mesmo... Consegui voltar no tempo.

    ResponderExcluir