"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

sábado, 6 de novembro de 2010

Boa tarde, mulheres fodonas!

Às favas com o título nada educado desta postagem. Mas, então: como é que você classificaria esses seres tão maravilhosos destacados nos vídeos a seguir? Ótimas cantoras? Competentes musicistas? Não mesmo: elas são fodonas. Como o meu post anterior destacou muitos artistas masculinos, agora é a vez da mulherada destruir os corações alheios. E não tenha dúvidas de que elas são capazes de fazer isso!

Como diria Neguinho da Beija-flor: mulher, mulher, mulher (repetir infinitamente).


No filme “Quanto mais idiota melhor”, quando o personagem Wayne – Mike Myers –, em determinada cena numa loja de instrumentos musicais, pega uma guitarra e começa a dedilhar “Stairway to heaven”, do Led Zeppelin, um atendente o impede de seguir adiante, mostrando uma placa que avisa: proibido tocar “Stairway to heaven”. Pois bem. Todas as cantoras do mundo deveriam ser proibidas de cantar “I’d rather go blind”, imortalizada por Etta James. Sim, todas... Até a Beyoncé, que fez um bom trabalho coverizando a canção no filme “Cadillac Records”. Com o sagrado não se mexe, gente...


Isso aqui acaba comigo, num certo sentido. Eu não quero escutar essa música no natal... NUNCA! É difícil escrever alguma coisa sobre essa canção, uma obra-prima no meio de outras obras-primas, reunidas num mesmo disco, “Blue”, de 1971. É uma música para a vida toda. E eu nunca vou enjoar dela... NUNCA! Joni Mitchell é deusa!


“Make your own kind of music”, imortalizada na voz da ex-vocalista do The Mamas & The Papas, Mama Cass, eu só fui conhecer através do seriado “Lost”. Não sei se os compositores da canção, Barry Mann e Cynthia Weil, fizeram especialmente para Mama, mas é o que parece. Coisa fina.


O nome dela é Judy Collins; o da música é “Turn, turn, turn”. O cara no violão e na voz de apoio é Pete Seeger, compositor da canção. Precisa de mais alguma informação? Música tocada na formatura de Deus.


Trio ternura total. Duas delas, Joni e Mama, já estão devidamente representadas neste post. A loirinha da ponta direita, Mary Travers, era do grupo folk Peter, Paul & Mary. Neste vídeo, elas cantam a clássica “I shall be released”. Emocionante, principalmente se pensarmos que Mary e Mama já não estão mais entre nós. Ao menos, fisicamente. Um grande “descanse em paz” para as duas... E um imenso “vida longa” para Joni.

Por Hugo Oliveira

5 comentários:

  1. E nada de Janis????

    'Blue' é daqueles discos da vida, uma beleza!

    ResponderExcluir
  2. Todas são maravilhosas, mas faltou a Janis Joplin e Joan Baez :-(

    ResponderExcluir
  3. É verdade: Joplin e Baez, grandes ausências. Isso sem falar na Aretha Franklin!

    Obs: isso sem falar nas cantoras/compositoras brasileiras. Já pensaram na trabalheira?

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Nina Simone e Ella tb...

    Brasileiras, sem pensar muito: Bethânia, Elis, Marisa Monte, Gal, Ângela RoRo. Da 'jovem guarda', Tulipa, Roberta Sá, Mariana Aydar, Céu e Nina Becker.

    Ah, é o Ricardo, postei pelo perfil errado rs

    ResponderExcluir
  5. O Blue é covardia!!!
    Pode por no modo repeat que é demais!
    Mas Clouds e Ladies of the cannion da Joni
    tambem não ficam atras!
    Como disse Sir Latinoso, alguma coisa do cosmic
    blues cairia bem!
    abração, Hugonni!

    ResponderExcluir