"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Espetáculo bilateral - Pearl Jam na Argentina, 2015

Era preciso superar uma incômoda dívida existente quanto ao Pearl Jam. Embora soubesse tratar-se de um dos grandes shows de rock n’ roll da atualidade, ainda não os havia assistido ao vivo, tendo perdido inclusive, por questões pessoais, uma oportunidade com ingresso comprado. Para resgatar o débito, nada melhor do que um concerto na Argentina, célebre por possuir um público diferenciado, vibrante e participativo.

É, realmente, impressionante. Viajei com um amigo grande fã da banda, o qual me apresentou a outros admiradores que fazem valer a alcunha de fanáticos. Em alguns momentos parecia estar entre adoradores do Grateful Dead a discutir repertórios de cada show a que estiveram presentes, que músicas de toda a discografia faltavam assistir ao vivo, discutindo o fato de que o próximo concerto coincidiria com o aniversário da esposa do Eddie Vedder (!) e o que isso poderia trazer de surpresa no repertório, uma relação de proximidade curiosa.

No que diz respeito ao público argentino especificamente, é algo espantoso. Fiquei a princípio desapontado com o fato de ser proibida a venda de bebida alcoólica no local do show. Ao comentar isso com um amigo argentino, esse declarou que a proibição era correta, pois do contrário seria “um massacre”. A força de tal declaração apontava para o que estava para presenciar. Primeiramente, eles vivem o rock n’ roll culturalmente muito mais do que estamos acostumados no Brasil. Demonstraram atenção e incentivo à enérgica apresentação da banda de abertura, Capsula, como raramente vejo acontecer por aqui. E a energia e participação durante a atração principal é algo extraordinário, que se assemelha a uma torcida de futebol em dia de jogo decisivo. Tal paralelo pareceu materializado quando, após tocar “Dissident”, a banda parece sem reação, entre deslumbrada e apalermada ao presenciar a torcida, digo, público entoar um canto futebolístico adaptado ao Pearl Jam. Veja os dois primeiros minutos do vídeo abaixo, emocionante é pouco.


Tal comportamento da audiência obviamente reflete na performance da banda, que fez um show de mais de três horas de duração, numa simbiose perfeita de experiência de banda clássica com empolgação de iniciantes. Pedro Henrique, amigo que já assistiu a dezenas de apresentações do Pearl Jam, disse nunca ter visto um desempenho tão incendiário do guitarrista Mike McCready, possivelmente incentivado pela massa que cantava, não só as letras, mas também as linhas de guitarra de cada uma das canções. Era possível perceber a mistura de satisfação e incredulidade na troca de olhares entre os integrantes da banda em diversos desses momentos.

Uma das grandes virtudes de um show do Pearl Jam é a imprevisibilidade. Assim como acontece com um concerto do Wilco, por exemplo, você pode esperar qualquer canção já gravada pela banda incluída no repertório do show, o que gera um clima expectante entre cada intervalo de música. Foi minha estreia em uma apresentação deles e, para mim, não poderia ser melhor, já que executaram grande parte de meu álbum preferido, Vs (1993) - seis canções (sete, se consideramos a inserção de “W.M.A” em “Daughter”), parte do ótimo último álbum lançado, Lightning Bolt (2013), além dos números clássicos e covers sempre presentes.

Os destaques para mim foram algumas surpresas como “Red Mosquito”, presente no set a pedido do público; a já citada “Dissident”, em ótima execução; “Swallowed Whole”, canção do último disco e que parece emular/homenager o R.E.M. - ao vivo começou mais devagar e foi crescendo lindamente; a inesperada e belíssima “Footsteps”, acompanhada por um raro momento de silêncio dos presentes como se a reconhecer a raridade e delicadeza da ocasião; e uma “Immortality” executada com intensidade incomum.

Ao contrário do que me pareceu a princípio, assistir ao show sóbrio trouxe-me algumas vantagens. Se não estive tão envolvido emocionalmente como normalmente estaria, pude apreciar detalhes com uma calma e atenção que a ebriedade não permitiria. E isso fez com que eu percebesse uma sinceridade na banda e em Eddie Vedder de que algumas vezes duvidei. A escolha de “Imagine” para homenagear os 75 anos de nascimento de John Lennon e a importância de suas canções poderia soar populista ou panfletária, mas soa verdadeiramente tocante; assim como não dá para duvidar da humildade contida na declaração do vocalista agradecido pelas manifestações da plateia, que os faziam sentirem-se tão grandes.

E quanto ao Eddie afirmar que o público argentino é uma de suas “bandas preferidas”, olha, depois do que presenciei, não há como não concordar com ele. 


Por Ricardo Pereira

Um comentário:

  1. An increasing number of people are Mega Maximus stepping into the habit of lifting weights. Even ladies have began lifting irons for adding muscular tissues. You need to be wondering that even though you are following a right software to including muscle tissues and.For more ==== >>>>>> http://www.strongtesterone.com/mega-maximus/

    ResponderExcluir