"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

sábado, 8 de janeiro de 2011

Alho, cebola, sal, água e cerveja

Eu sei o que você deve ter pensado quando leu o título acima, caro leitor. “Pô, o Hugo fica um tempão sem postar e, quando volta, parece que enlouqueceu: que diabos significa ‘alho, cebola, sal, água e cerveja’?”. Calma lá que eu explico. As palavras que servem para apresentar este texto formam um grupo de ingredientes indispensáveis para a chamada “culinária de guerrilha”. Ainda não entendeu? Segura o choro, então... E xablablau!

O “Larica Total”, veiculado no Canal Brasil – está em período de férias –, nas madrugadas de sexta para sábado, é o melhor programa da televisão brasileira. Exagero de minha parte? Duvido. Nada poderia ser tão simples e criativo quanto um programa de culinária que oferece “a verdade da geladeira brasileira do trabalhador limite” aos telespectadores, com um apresentador – o genial Paulo de Oliveira, interpretado por Paulo Tiefenthaler – que não se parece com nada que já passou pela grade televisiva do país. Nada. Receitas sofisticadas? Ingredientes milionários? Cenário luxuoso? Esqueça. O que vemos são pratos típicos de um solteirão que, aliás, realiza as suas proezas gastronômicas em seu próprio apartamento – em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. E tome receitas como “Yakisobra”, “Misto quente gratinado”, “Carpaccio de melancia”, “Frango total flex” e “Sushi de feijoada”; e lá se vão frases de efeito originais, conceitos louquíssimos e muitas risadas. A apresentação de Paulo é um caso à parte: as roupas, a dicção, o olhar, a improvisação, a trilha sonora e os efeitos, o jeito de falar com o telespectador... Você sabe que está diante de uma coisa rara, de um exemplo de televisão criativa, inteligente, ousada e engraçada. Quem dera se sempre fosse assim...

O programa estreou no segundo semestre de 2008, e de lá para cá, foi ganhando um status de cult entre os fãs e a crítica especializada. Ainda não conferiu? Fácil: é só jogar no Youtube que estão lá, todos os episódios. De outra maneira, as duas temporadas existentes também podem ser conferidas no site do programa, que também é muito engraçado – a parte em que Paulo escreve sobre as musas é sensacional: http://www.laricatotal.com.br/. Aliás, dando uma olhada na página, descobri que está sendo preparado o primeiro livro do Larica Total, e que as receitas escolhidas foram aquelas enviadas pelos leitores ao site. Ah, e também está previsto o lançamento dos episódios em DVD, por enquanto, divididos em duas temporadas.

Se mesmo depois de toda essa rasgação de seda – espontânea, diga-se de passagem – você ainda não está levando muita fé no poder de Paulo e suas receitas, seguem alguns vídeos para atestar a relevância e a genialidade do Larica Total. Não gostou? Paciência. O “Domingão do Faustão” e o “Balanço geral” estão aí. Vai fundo.



O primeiro vídeo escolhido é o do episódio intitulado “Sushi de feijoada”. Engraçado demais ver Paulo dando em cima de uma mulher, no comecinho do programa.

Primeira parte


Parte 2



O segundo, “Ãh, rã!?!”, é onde Paulo se emociona ao receber a participação especial do chef francês Claude Troigros, que prepara um menu degustação/desconfiança à Larica Total. Imperdível.

Parte 1


Parte2


Parte 3


Por Hugo Oliveira

3 comentários:

  1. Fala, Hugão!

    "loucas, ninjas, passarinhas" hahaha

    vou ver os vídeos, depois comento!

    Abs

    ps:o encarte do disco do Jeneci é uma beleza! chegou hoje minha pacoteira rs

    ResponderExcluir
  2. É o melhor programa de gastronomia da televisão brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Esse programa é muito bom! Se esse livro do Larica for realmente lançado, eu vou comprar. Vai ser muito útil agora que vou morar sozinho..

    ResponderExcluir