"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Seis décadas

Hoje o meu pai faz 60 anos de vida. Ele nunca foi um cara de festejar os aniversários, mas dessa vez, vai organizar uma bela comemoração em homenagem à data. "Nunca pensei que ia chegar até os 60. Agora, quero fazer festa todos os anos", afirmou o carpinteiro mais competente que eu conheço.

Roberto Coelho de Souza é o cara que eu sempre quis ser. Foi o meu companheiro de cinema na infância - "Comando para matar", "Os caça-fantasmas", "Meu primeiro amor", "Rambo 2", "Predador" e mais um milhão de filmes -, o meu "financiador de cultura" na adolescência - livros, discos etc - e, agora, é o meu amigo. Meu grande amigo.

Trabalhamos juntos na reforma de uma casa, na Ilha Grande - na praia de Parnaioca. Numa caminhada para chegar ao local do trabalho, ele me falou uma coisa que deixou meus olhos marejados... E que eu nunca vou me esquecer. "Um dia você vai passar por aqui com o seu filho, e vai falar pra ele que você já passou aqui com o seu pai".

Queria ter a barba e o bigode do meu pai. Queria ter a responsabilidade e o controle que ele tem. Queria ser hábil como ele é. Queria estar com ele nos momentos mais inusitados. Por exemplo: ele me contou que quando começou a trabalhar no estaleiro Verolme, em Angra dos Reis, pediram para ele organizar uma quantidade de madeira absurda, para empilhar uma por uma - uma coisa do tipo. Consigo imaginar o meu velho, novinho, carregando aquilo sem medo, sem se atrapalhar, peça por peça, sem saber onde tudo aquilo ia dar - ia dar em várias promoções, em respeito entre os colegas e em muita, muita experiência profissional.

Pai, como eu queria estar lá, ajudando você...

Queria estar com ele na Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, quando, num acesso de raiva, orgulho e descontrole, resolveu demolir a própria casa, coluna por coluna, marretada por marretada... Ao som de John Lennon, no rádio, cantando "Imagine" - é uma longa história.

Se eu estivesse lá, pai, não saberia o que fazer... Mas estaria ao seu lado.


Queria estar ao lado dele de uma forma mais adulta, quando meus avós paternos faleceram. Lembro dele no cemitério, contando piadas e fazendo brincadeiras com as fotos de diversas lápides.

Queria rir e chorar com você, Robertinho.

Queria, mas não posso. Não pude. Mesmo assim, o presente está aí para recuperarmos o tempo perdido.

Estarei na sua festa, pai. Discotecando para você. Tentando, a todo momento, te fazer sorrir.

Te amo, velhão.


" O presente é abençoado. O resto, recordado" - Jim Morrison

Por Hugo Oliveira

7 comentários:

  1. ultimamente, só sei dizer "achei lindo".

    ResponderExcluir
  2. Porra, Hugão, fiquei emocionado aqui, cara...

    E parabéns ao Robertinho!! Junto com meu pai e o do Pedro, referências pra gente, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. É, amigos: nem sei o que dizer. Rs.

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem. Hugo, vc é o Fábio Jr. das homenagens aos pais em blogs.

    ResponderExcluir
  5. Robertinho, Robertinho do Aventureiro. Mal me conheceu colocou sua casa da ilha a disposição da minha família. Falei com minha mulher, que cara louco, nem sabe quem sou. É ruim de ir hem? Mas contrariando todas as possibilidades, surpreendendo até eu mesmo (quem me conhece sabe como sou). Aceitei o convite eu e minha mulher, chegamos de surpresa, estávamos atravessando um período difícil na vida. E essa pessoa super generosa, confirmou tudo aquilo que eu havia percebido no nosso primeiro encontro. Nos deixando a vontade como se a casa fosse nossa. Com seu bom humor, pescarias e trilhas nos fez esquecer todos nossos problemas. Parecia que nos conhecíamos há anos (vidas passadas?).
    A partir desse dia, ganhamos um grande amigo. Amizade verdadeira. Parabéns Robertinho. E obrigado por tudo.
    E ai hem Hugo que texto foda, ta ficando bom nisso

    ResponderExcluir
  6. Esse tema pai/filho tem me tocado muito ultimamente já que meu mestre Aldo passou de
    ser protetor a criatura quase fragil em meu ver
    mais intimo. Devemos ser gratos à vida pelos Robertinhos e Aldos de corações de ouro terem nos
    feito homens de bem a exemplo deles.

    "It's not time to make a change
    Just relax, take it easy
    You're still young, that's your fault
    There's so much you have to know
    Find a girl, settle down
    If you want, you can marry
    Look at me, I am old
    But I'm happy..."

    ResponderExcluir