"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O dinheiro não é tudo...


Cometi um lapso imperdoável. Estava esperando o fim do ano para escrever sobre um dos discos que mais gosto da música brasileira: “O dinheiro não é tudo, mas é 100%”, do Falcão, que achei que estava fazendo 15 anos em 2010. Mas acabei de ver que o disco é de 1994... O que não impede que eu fale desse que considero um clássico da MPB.

Engraçado é que as pessoas não acreditam quando falo isso, acham que é piada. O que demonstra normalmente, além de preconceito, falta de conhecimento, pois uma audição atenta já colocaria o cantor cearense acima de bandas e cantores comediantes que tiveram seus 15 minutos de fama há alguns anos.

O disco possui uma produção caprichada de Robertinho do Recife, que soube formatar a moldura perfeita para os versos e para a – ok, tosca – voz de mestre Falco. Esse é um disco que vale ter o original, pois além das letras impressas, o encarte possui um glossário com traduções e explicações hilárias para trechos das canções do álbum.

Não há uma música ruim. A primeira, ‘Onde houver fé que eu leve a dúvida’ já mostra a veia irônica da dupla Falcão e Tarcísio Matos, escrachando a religião, a simples audição desta primeira música já deveria calar quem compara Falcão a Tiririca ou outros palhaços cantores. ‘As bonitas que me perdoem, mas a feiúra é de lascar’ cita Vinicius de Moraes, no título, e Belchior em seu refrão, que, ainda hoje, 16 anos após seu lançamento, ainda me faz rir de verdade. ‘O desgosto que tua mãe me deu’ é uma beleza, pérola subestimada do cancioneiro nacional, lindos versos, linda melodia. ‘Prometo não ejacular na sua boca’ é um rock, que, além do belo título, possui versos do nível de “pelas marcas de pneu nas suas costas, eu vejo que você andou se divertindo”. ‘Isaltina’ é um dos poucos reggaes que realmente gosto, narra as desventuras de um menino eliminando uma lombriga. “não é justo que o menino sofra solitariamente” – poesia pura!! O lado A fecha com ‘Ai! Minha mãe’, uma singela valsinha, como que nos preparando para o que o disco ainda vai nos proporcionar.

Pois o lado B começa com ‘Um bodegueiro na FIEC’, em que os emergentes são ridicularizados lindamente. A canção título do álbum é uma das minhas preferidas, um lindo bolero, com direito a falsete emocionado e tudo, em uma letra política, que é, infelizmente, cada vez mais atual. ‘Black People Car’, versão de Fuscão Preto em um inglês falcônico, é hilária. ‘Ah! Uma jaula’ é uma balada perfeita, com lindas guitarras de Robertinho do Recife e que proporcionou um lindo momento familiar, ao ser cantada com emoção por meu primo Fábio no meu aniversário de 26 anos, emocionando a todos os presentes! ‘A influência da farinha na alimentação cearense’ é o outro reggae do disco e possui uma letra com a qual concordo, pois comenta um dos motivos de nosso pais ser tão atrasado e a possível solução: Falcão para professor! E o fecho do disco é com a marchinha ‘A volta do regresso’, exaltação emocionada ao Brasil.

Este foi o segundo disco do Falcão. Há um primeiro – ‘Lindo, bonito e joiado’ – muito bom,  e o terceiro, ‘A besteira é a base da sabedoria’ é outro álbum perfeito. E, se o mundo fosse um lugar justo, esses três já o colocariam como um clássico da nossa música, ali entre um Chico e um Belchior. Mas ainda há outros grandes momentos em sua carreira, como ‘A um passo da MPB’, em que o cantor aparece de muletas na capa, ou músicas excelentes em discos menores, como ‘Uma noite não é nada’, por exemplo.

Este texto é dedicado a Henrique, Fábio, Gláucio, Cecel, Cadu, Maycota, Hugo, Pegué e a todos que sabem reconhecer a genialidade do Falcão e sonham com um disco acústico duplo, contendo todos os clássicos com direito ao acompanhamento de alguma grande orquestra!

Por Ricardo Pereira

Qualquer semelhança...

11 comentários:

  1. Cara, o melhor texto do blog. Disparado. Tô rindo muito aqui, mano. A fotinha tá demais... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  2. Eh mano, esse sem dúvida é um dos grandes discos da música polpular brasileira...
    Falco merecia mesmo era um acústico, reunindo todos os clássicos de sua carreira...rs

    Abç

    ResponderExcluir
  3. Grande mestre Falco! Texto emocionante mano.
    É muita genialidade pra um só ser humano.
    "O pior cego é aquele que não vê"
    "A mão que joga a pedra é a mesma que apedreja"
    "Melhor comer doce de leite com os amigos do que merda sozinho."
    "Vão-se os cabaços, ficam-se os desgostos."
    "Para mim uma coisa é um padre, um menino e um jegue e outra coisa é um pneu de caminhão."
    Ahhh é por ai vai... Salve Falco...

    ResponderExcluir
  4. Falcão é gênio!!! E a semelhança entre ele e o dono do texto impressiona. Eu tb quero um disco acústico do falcão. Vamos fazer um abaixo-assinado e mandar pra MTV.

    ResponderExcluir
  5. Lindo! Bonito! Joiado!!!
    Pra sonhar ainda mais alto,
    imaginem se a turnê do disco acustico passase por
    angra e tivesse um show no armazem, um no video bar e outro no teatro!
    Continuando o sonho, o Falcão topasse se ospedar aqui na casa do Latino!!!
    Hahahahahahaha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito louco isso td, rs.

    ResponderExcluir
  7. Não posso deixar de comentar o lapso dos blogueiros em não citar o grande Rogério Skylab. Este sim rivaliza com Falcão como um dos nossos mais profícuos artistas. Reparem a injustiça com um texto a altura. Por favor.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos pelos belos comentários reconhecendo a genialidade deste ícone da cultura nacional!

    Sonho com esse acústico há algum tempo, vamos nos movimentar pra isso!

    E, pai, providenciarei um texto sobre Skylab, outra importante figura artística subestimada!

    ResponderExcluir
  9. Assino embaixo. Excelente disco.
    Recomento seguir o poeta no Twitter: @brega_falcao
    Pelos menos duas vezes por semana, sempre na parte da manhã, ele liga a webcam e interage com os seguidores atendendo a pedidos e tocando ao vivo seus sucessos. É impagável e imperdível.

    Obrigado, Ricardo, pelo texto e dedicatória.

    ResponderExcluir
  10. Aewww Ricardo!!!
    Antes de comentar, finalmente encontrei esse blog q NINGUEM me passou! Tive q recorrer as minhas lembrancas sonolentas pra lembrar do ultimo dia da sua casa e agradecer a minha excelente memoria fotografica pra lembrar da tela do seu pc u.u
    Mas enfim, esse foi o primeiro texto q eu li e digo, ja valeu a pena xD

    Vcs me ensinaram a gostar do Falco!!!

    Agora nao adianta, sempre q eu escutar uma de suas musicas vou logo associar a vc, ao fabio e ao henrique! Muito bom isso

    Mesmo nao tendo o meu nome ali na dedicatoria final u.u

    ResponderExcluir
  11. Juhhhhhhhhhh!! Que bom que você achou e melhor ainda saber que se rendeu à genialidade do mestre Falco!!

    Beijo!

    ResponderExcluir