"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Top Five: Raul Seixas

Inspirado pela última edição do Sessões Talk About The Passion, evento que visa à exibição de documentários e filmes ligados à cultura pop, divulgo aqui uma lista pessoal relacionada ao meu “top five” das músicas de Raul Seixas, cuja trajetória é contada de forma competente e bela através do documentário Raul: o Início, o Fim e o Meio (2012), de Walter Carvalho.

“Eu também vou reclamar” – Canção à Bob Dylan incluída no disco Há dez mil anos atrás (1976). Enquanto o instrumental é baseado num Folk Rock pra lá de animado, a letra expõe questionamentos, lamentações e observações sobre o cotidiano de Raul, do mundo e de todos nós. “Dois problemas se misturam / a verdade do universo / a prestação que vai vencer”. Quem nunca?

"Medo da chuva" – Uma quase balada dolorida sobre separação é um dos pontos altos de um disco cheio de grandes canções – Gita (1974). “É pena que você pense que eu sou seu escravo / Dizendo que eu sou seu marido e não posso partir / Como as pedras imóveis na praia eu fico ao seu lado sem saber / Dos amores que a vida me trouxe e eu não pude viver”. Raul Seixas dando um papo reto na esposa, dizendo que já estava em outra.

“Let me Sing, Let me Sing” – Raul apareceu para o grande público com esta música, carta de intenções de um compacto que ainda incluía “Teddy Boy, Rock e Brilhantina” no lado B. Uma mistura improvável de Elvis Presley e Luiz Gonzaga, Rock e Baião. No mesmo ano de lançamento, 1972, Raul participou do VII Festival Internacional da Canção, defendendo a faixa. E a história se fez.

“Gita” – Um clássico. Uma letra longa e linda, ancorada num instrumental grandioso, que aumenta e diminui nos momentos corretos. O dedo, a mão e todo o resto do hoje escritor de sucesso internacional, Paulo Coelho, pode ser percebido na história contada, sobre alguém, algo, que é tudo e nada ao mesmo tempo. “Eu sou a vela que acende / Eu sou a luz que se apaga / Eu sou a beira do abismo / Eu sou o tudo e o nada.”

“Ouro de tolo” – Além de ser a grande canção de Raul Seixas, é também uma das músicas mais bonitas do Brasil. Um questionamento sobre o sentido da vida e as armadilhas que o conforto e a calmaria podem aprontar para cima da gente. “É você olhar no espelho, se sentir um grandessíssimo idiota / Saber que é humano, ridículo, limitado / Que só usa dez por cento de sua cabeça animal / E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial / Que está contribuindo com sua parte / Para o nosso belo quadro social”. Perfeito.





Por Hugo Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário