"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

sábado, 5 de janeiro de 2013

Leituras 2012


O plano de leituras para 2012 era terminar a biografia de Dostoievski, mas fechei apenas o quarto volume, interrompendo a leitura para reler O Idiota e ler o último Dostoievski que me faltava, Os Demônios. Vou para o último volume da biografia assim que sair O Adolescente da editora 34, que preciso reler e aí sim fechar a obra monumental de Joseph Frank.

Aproveitei para me aventurar por outras paragens. De música, li o bom The Doors por The Doors, que, cedendo a palavra aos integrantes da banda consegue acrescentar uma ou outra informação até a quem já leu tudo sobre eles; o excelente Os sonhos não envelhecem, sobre o Clube da Esquina, me fez retornar ao Lô Borges e, antes tarde do que nunca, descobrir o Milton; e a biografia do David Bowie responsável pelo aprofundamento em seus mágicos álbuns dos anos 70.

De literatura brasileira, revisitei Suassuna e Jorge Amado por motivos profissionais; fiquei impressionado com a força do texto de Raduan Nassar em Um copo de cólera; encantei-me com o Quase Memória; e me decepcionei fortemente com os fracos José, do Rubem Fonseca, e suas páginas inteiras copiadas de suas crônicas antigas, e O Livro Branco, contos de diversos autores inspirados na obra dos Beatles. Uma boa ideia desperdiçada por textos fracos, salvo uma ou outra exceção.

E, de fora, li o bom Cães Negros, do Ian McEwan; o forte O Livro dos homens sem luz, do português João Tordo – autor que conheci através de uma entrevista e que vale ficar atento a seu trabalho; gostei demais do tão comentado Liberdade, pretensioso romance de Jonathan Franzen, que pretende traçar um panorama da política e cultura norte-americana das últimas décadas através da análise comportamental de personagens cativantes, além, é claro, das várias citações a heróis da casa como Wilco, R.E.M., Sopranos, entre outros ícones.

Dois romances sobre a passagem do tempo e suas consequências, tema sempre relevante e responsável, de certa forma, pela existência deste blog, foram os que mais me cativaram: Os Imperfeccionistas, de Tom Rachman, e A visita cruel do tempo, da Jennifer Egan. O primeiro, indicação de meu amigo Hugo, tem como pano de fundo a história de um jornal e seus funcionários ao longo do tempo e trabalha toda a melancolia e desesperança trazidas pelo passar dos anos. Rachman possui a escrita simples, mas eficiente, o livro emociona e traz identificação, muitas vezes de forma dolorosa. Jennifer Egan conheci na última FLIP, na palestra a que fui assistir por causa do Ian McEwan, e foi a grande descoberta literária do ano. A visita cruel do tempo, assim como Liberdade, possui uma série de referências rock n’ roll (já seria o rock o novo jazz?) e é muitíssimo bem escrito. Egan mostra virtuosismo narrativo sem pedantismo, alterna frequentemente o foco da narrativa, vai e volta no tempo, arrisca um capítulo inteiro no formato de planilha de Power Point e outro na inusual segunda pessoa. Os capítulos funcionam individualmente e se integram à perfeição, cada um deles forte o suficiente para envolver o leitor e dar prosseguimento ao enredo proposto de forma mais do que satisfatória.

Fora esses, passei parte do ano engalfinhado com as Obras Completas de Drummond, li uns três contos antigos do McEwan, além do eterno retorno a Borges, Rosa e Fonseca, sempre presentes.

Leituras 2012:

Dostoievski, Os Anos Milagrosos (1865 a 1871) – Joseph Frank
O Idiota – Fiodor M. Dostoiévski
Os Demônios - Fiodor M. Dostoiévski
José – Rubem Fonseca
Mar Morto – Jorge Amado
O auto da Compadecida – Ariano Suassuna
O Livro dos homens sem luz – João Tordo
Cães Negros – Ian McEwan
Um copo de cólera – Raduan Nassar
Os sonhos não envelhecem – Márcio Borges
The Doors por The Doors – Ben Fong-Torres
Quase Memória – Carlos Heitor Cony
O Livro Branco – Org. Henrique Rodrigues
Bowie, A Biografia – Marc Spitz
Liberdade – Jonathan Franzen
Os Imperfeccionistas – Tom Rachman
A visita cruel do tempo – Jennifer Egan


Por Ricardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário