"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Realismo convincente

Empolgado pelo belo Gosto de Cereja, ando procurando conhecer mais da filmografia de Abbas Kiarostami. E, assim, cheguei a Cópia Fiel, de 2010, primeiro filme "ocidental" do diretor iraniano. Nele, Elle (Juliette Binoche, lindíssima, em interpretação sublime) assiste a uma palestra do escritor inglês James Miller, que, em seu último livro, discute a originalidade e autoria artística.


E questiona: se uma cópia perfeita de uma obra de arte for capaz de emocionar do mesmo modo que a original, por que aquela deve ser considerada 'menor', menos valorosa do que esta? Não estariam as duas cumprindo a mesma finalidade, atingindo o mesmo efeito?

Os dois personagens encontram-se, saem em um passeio de carro pela cidade italiana onde se passa a história enquanto conversam longamente sobre estes e outros temas. Mais uma vez, o diálogo dentro de um automóvel, com realce nas paisagens, recurso utilizado também em Gosto de Cereja e, pelo visto, característico da obra do diretor.

Ao pararem em um café, são confundidos com marido e esposa e passam a agir como tal, tornando-se, então, cópia fiel de um relacionamento em crise. Acabam de tal forma envolvidos em tal representação, as discussões são tão vivas, sentidas, que acabamos nós, espectadores, com a ligeira dúvida sobre a veracidade ou não do que acompanhamos.

Um brilhante desenvolvimento do tema do livro fictício e do próprio filme, que nos põe a refletir ainda o quanto também, em muitas situações, somos nós ali ou uma representação, cópia fiel de um espelho de origem desconhecida, cacos amalgamados de idealização.

Eu, máximo, único, nenhum.
 Por Ricardo Pereira

2 comentários:

  1. Então, Ricardo, te procurei no facebook e não encontrei. Achei justo te procurar aqui, porque não sei se tu sabe, mas... terá show do Zambujo sem esse final de semana o outro na Caixa Cultural, dias 21,22,23, vinte reais. OO
    Eu vou \o/
    Ah sobre o Abba veja Balão Branco.

    Abraços,
    Júlia.

    ResponderExcluir
  2. Vi isso aí, Júlia! E vou estar no Rio, devo ir sábado!

    Vou procurar o 'Balão Branco', gostei muito do que vi dele até agora!

    Bjs

    ResponderExcluir