"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Com a perna no mundo


Assim como Hugo, também gostei de À beira do caminho. É um filme que trata de questões pesadas: perdas, dores, traumas, solidão. E o faz de forma bela, ainda que pouco original. As semelhanças com Central do Brasil, por exemplo, são por demais evidentes.

O diretor, Breno Silveira, o mesmo de 2 Filhos de Francisco, na verdade, evita correr riscos. Mesmo com todo o silêncio e certa lentidão, é um filme eminentemente popular. Sem surpresas ou grandes viradas narrativas, entrega exatamente o que o espectador médio espera. O que não chega a ser problema para quem se deixar levar pela emoção.

O que não é difícil, muito devido às grandes interpretações de João Miguel - baita ator! -, mais uma vez excelente; o menino Vinicius Nascimento, com sua simplicidade e carisma, e Dira Paes, além de talentosa, cada vez mais bonita.

No entanto, mais do que qualquer coisa, o grande fator sentimental do filme são as canções de Roberto e Erasmo Carlos. Assim como as frases de caminhão que pontuam momentos importantes da narrativa refletindo os sentimentos do protagonista João, as histórias cantadas/escritas por Roberto guiam o espectador pelos caminhos emocionais dos personagens, sendo grande trunfo narrativo.

Fosse outra trilha sonora, o filme não falaria tão alto ao coração. Por mais que espumem os detratores, Roberto Carlos é a verdadeira voz do Brasil, a que mais representa a alma, o sangue de um povo heterogêneo, mestiço, misturado em tão grande território. Possível síntese emocional de nossas contradições.

E, no final das contas, À beira do caminho é mais uma prova do poder destas canções.

Essas recordações me matam
Por isso eu venho aqui...
 Por Ricardo Pereira

3 comentários:

  1. Boa, Tino! Ótimo texto, cara. E lembrou de uma coisa que eu esqueci de mencionar no meu: as semelhanças que o filme apresenta em relação a outro longa de respeito, "Central do Brasil".

    ResponderExcluir
  2. Eh estou querendo muito ver esse filme...uma boa pro fds..rs

    abraços
    Henrique Dias

    ResponderExcluir