"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bobby Jean

Uma paradinha no especial sobre Britpop. Ando assistindo desesperadamente ao blu-ray "London Calling - live in Hyde Park", de Bruce Springsteen. E é o melhor show que eu já vi na vida.

Eu queria escrever sobre o espetáculo. Quero. Mas é uma tarefa por demais ingrata. Encontrar as palavras corretas para descrever emoções tão intensas, tão variadas... Complicado.

O senso crítico vai para a vala quando aperto o play e Bruce e sua banda entram no palco. Eles usam roupas fora de moda. São, em sua maioria, músicos calejados, velhos de guerra, velhos de corpo. Mas jovens no coração.

Tenho apenas um registro oficial do "Boss", o aclamado "Darkness on the Edge of Town". Um presente de aniversário dado pelo meu irmão. Havia escutado umas três vezes. Prometo que agora voltarei a ele, Marcel!

Ao vivo, Bruce faz todo o sentido do mundo. Como em "Bobby Jean", umas das emocionantes faixas do blu-ray.

A letra é um achado. Numa interpretação rápida, pode soar como uma história de alguém fugindo. De uma cidade, de um futuro indesejável ou até mesmo de uma paixão que não daria certo. A pessoa que fica, um amigo ou um amor,  não foi avisado da brusca partida. E resolve escrever uma canção sobre o que aconteceu.

Existem versões que indicam uma declaração de amizade e saudade ao guitarrista da banda de Bruce,  Steve Van Zandt, que decidiu sair do conjunto no período de gravação da canção.

Não importa. Qualquer que seja o assunto, Bruce acertou na mosca. Ao escutar essa música, lembro dos amigos que foram embora de Angra dos Reis e dos que ainda vão. Das pessoas tão importantes e especiais que passaram pela minha vida.


Maybe you'll be out there on that road somewhere
In some bus or train traveling along
In some motel room there'll be a radio playing
And you'll hear me sing this song
Well if you do you'll know I'm thinking of you and all the miles in between
And I'm just calling one last time not to change your mind
But just to say I miss you baby, good luck goodbye, Bobby Jean

Uma canção é pra isso: emocionar.
Por Hugo Oliveira

4 comentários:

  1. Cara, é bem feito, bem executado, mas não me toca... apesar de reconhecer a qualidade. A explicação talvez esteja no que coloquei no post acima.

    ResponderExcluir
  2. Calma, rapá... Confie no mano aqui. "Bobby Jean" nem é a canção ideal para abrir os trabalhos. Mas a letra é muito, muito bonita. Precisa vir até aqui assistir, pô. Mas isso vai ser quase impossível, né?

    ResponderExcluir
  3. Só vou levar em consideração possíveis críticas negativas se assistir ao show inteiro, tomando aquela gelada. Aí, mano, pode falar o que quiser! A diversão já vai ter rolado!

    ResponderExcluir
  4. Impossível, nada! Deixa eu parar o antiinflamatório do joelho arrebentado rs

    E não é crítica negativa... o problema muito provavelmente pode ser comigo, mas estou curioso pra assisistir ao show inteiro!

    Abs

    ResponderExcluir