"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mesa de bar ou “adeus temas menores”

Influenciado pela última postagem do Ricardo, sobre a película do Freddy Krueger, pensei em escrever algo a respeito de livros policiais. Sim, porque a literatura policial, da mesma maneira que os filmes de terror, sofre preconceito por parte da “intelligentsia”. É uma arte menor? Não merece ser levada a sério? Deve ser percebida apenas como entretenimento? Discordo. Têm coisas ótimas ali. De Conan Doyle a Bukowski, de John Dunning a Luiz Alfredo Garcia-Roza e de Stieg Larsson a P.D James, para ficar apenas em exemplos óbvios, uma infinidade de histórias apaixonantes está vagando por aí, em livrarias, sebos e similares, prontas para serem descobertas.

Não deu. Fui tocado pela magia fulminante que resulta da seguinte equação: álcool + velhos amigos + cartão de crédito. Alguém aí consegue resistir? Mande a receita!

Não consigo pensar num momento mais adequado para acreditar que a vida é realmente bela senão quando estou numa mesa de bar. Tudo é divino e maravilhoso com nove chopes, uma porção de aipim e um filé aperitivo. Eu e meus amigos viramos poetas, rock stars e cineastas exatamente na hora em que entramos em algum recinto que serve bebidas e aperitivos. Discutir, debater, parafrasear, imaginar, citar, pensar... E tome verbo! E dá-lhe alegria, saudosismo, ironia e achismo. Tem gente que não gosta, por vários motivos. Eu adoro, por um milhão de razões. É isso. Estou um pouco bêbado, um bocado feliz e muito, muito satisfeito pelo papo de hoje. Sobre o que eu e meus amigos falamos? Fácil: música, cinema, sentimentos, família, sexo, situações esdrúxulas e sobre mulheres. Não poderia ser diferente, né? Três caras por volta dos 30 – ok, eu 32 –, mais ou menos encaminhados profissionalmente, querendo apenas um momento de distração e de diversão. O resultado? Risadas fáceis, conselhos valiosos e promessas de que aquele encontro tem que se repetir, em outras ocasiões. Que assim seja.

O sistema é mau... Mas a minha turma é legal pra cacete!

E os volumes policiais ficam para depois...

Por Hugo Oliveira


Pede a conta ou rola uma saideira?

7 comentários:

  1. Muito legal esse blog. Muito bacana mesmo. Eu não li este post. Achei muito grande e tenho preguiça de ler textos grandes, mas mesmo assim achei o post bem legal. Assim como todo o blog, cujos outros post também não li.

    Na verdade, não conheço muito sobre os temas abordados aqui. Acho que vcs poderiam postar sobre coisas mais populares, tipo Parangolé e seu Rebolation. Eu conheço Rebolation. Todo mundo conhece. Seria mais legal. Esse lance de ser cult é muito complicado. Não acompanho muito essas coisas.

    Mas to gostando muito e vou seguir o blog. Abraços e longa vida ao Abou... O nome eu achei complicado também.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de salientar e apoiar o colega acima. preferimos um Blog com figurinhas, é muito mais interessante.
    Blog Badabauê ! quem diria hein Hugo !

    ResponderExcluir
  3. Chiquinho - vulgo Prefeitura - e Léo: quem lê, até pensa que vocês não são badabauês... Vou passar a dica pra galera.

    Para saber mais sobre o Leonardo - blog de poesias: http://leovieira.wordpress.com

    Para saber mais sobre o Chiquinho - músicas que ele gravou no projeto Ninguém mais S/A: http://www.myband.com.br/nmsa3/

    Ah, sim: eles falam que eu sou "badabauê"... Mas o Léo já foi presidente da "Ordem filosófica do Batman", no Rio; já o Chiquinho - na verdade Alexandre -, vale ressaltar que ele é cineasta e jornalista, por formação.

    ResponderExcluir
  4. Caro Hugo Oliveira, na verdade, eu fundei a Ordem Filosófica do Homem Morcego em 1990 aproximadamente. Há 20 anos atrás. E é até hoje referência Batmaníaca no Brasil.
    Com muito orgulho, escrevi o meu blog de poesias, e lamento não postar mais porque esqueci a senha, mas, assim que recuperar estarei postando poesias e poemas indiscriminadamente. Pelo menos não fica divulgando meu blogo na imprensa local.

    ResponderExcluir
  5. Chiquinho, anota ae a receita do Peixe com Banana que você tinha me pedido.

    Ingredientes :
    Filet de peixe da sua preferência
    Banana prata madura dura
    Creme de leite
    Óleo para fritura
    Alho
    Sal
    Modo de fazer :
    Tempera o peixe com sal e alho em pasta e deixa descansar por 30 minutos
    Corte a banana em fatias verticais frita e reserve
    Frite o peixe depois desfia
    Em uma forma marinex dispõe o peixe e a banana em camadas (peixe mais banana
    termina com peixe)
    Cobre tudo com o creme de leite e leva ao forno para gratinar
    Serve com arroz branco e berinjela agridoce
    Bom apetite

    Depois você me diz se é isso mesmo que queria !

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Léo. Era isso mesmo que eu queria. Quero praticar um pouco da típica culinária caiçara angrense.

    E quando é que a gente vai no Engenhão? Temos que marcar enquanto o Botafogo ainda tem chances de ir pra Libertadores.

    ResponderExcluir
  7. Opa, três botafoguenses num mesmo espaço! Recorde mundial rs

    Preparando já uma discografia comentada do Calypso!

    Abs

    ResponderExcluir