"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

domingo, 31 de outubro de 2010

the importance of be god

É impressionante o quanto, cada vez mais, as pessoas se preocupam com imagem. Decidi raspar minha barba e deixar só o bigode e é engraçado notar a reação das pessoas. A maioria se incomoda bastante, alguns criticam pura e simplesmente, outros acham que é uma espécie de piada. Os alunos, então, são um capítulo a parte, tirando uma turma de nono ano, que aplaudiu efusivamente, os demais alternaram-se entre envergonhados e divertidos.

Fiquei pensando no porquê de o bigode ter perdido espaço em nossa sociedade. Talvez seja uma questão de ‘limpeza’ ou frescura no padrão de beleza atual. Na antiguidade, o bigode era sinônimo de poder, os grandes homens da história ostentavam uma bigodeira considerável. Nem preciso citar nomes, abra um livro de história e confira.

A barba completa goza de grande prestígio atualmente, seja por artifício usado para amenizar a feiúra, aumentando-a (??) ou para se ‘defender’ do mundo, escondendo-se. No Brasil, podemos perceber uma quantidade considerável de barbudos, vá para a Lapa à noite em qualquer fim de semana ou em um show de qualquer banda indie e repare, brotam fãs do Los Hermanos e os lamentáveis playboys socialistas dos centros acadêmicos universitários.

Até minha mãe criticou minha nova aparência - e olha que para mãe achar filho feio é porque o negócio é sério... –, argumentando que as pessoas da minha idade não usavam mais bigode, que eu estava parecendo velho e por aí vai. Não me importo, é só lembrar de Belchior, Valdir, Eufrasino, Seu Madruga e outros ídolos e notar que estou em muito boa companhia para seguir em frente, bigodeando por aí!

Por Ricardo Pereira

a hora e a vez do bigode crescer


4 comentários:

  1. É imperdoável, mas esqueci de citar três referências fundamentais de bigode, ainda que não o usem mais hoje: Seu Tuninho, Tio Pedrinho e Robertinho! rs

    ResponderExcluir
  2. Pô, Virgílio, outro esquecimento imperdoável. Não digo que os grandes homens da história tinham bigode? haha

    Abraço

    ps: E a arrancada final? Leva fé??

    ResponderExcluir