"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O adeus de um mestre


“Minha gente...”, durante muito tempo, em uma época sem internet ou pay-per-view, acompanhei futebol pelo rádio. A campanha do título brasileiro do Botafogo de 1995, por exemplo, foi vivida em grande parte por mim com o ouvido na “latinha”. E em meio às transmissões da Globo AM, acompanhava com atenção os sempre lúcidos e certeiros julgamentos de Luiz Mendes, “o comentarista da palavra fácil”.

Gostava de sua visão do futebol, de sua linguagem sempre cortês e direta, e de suas opiniões fortes e seguras. Era um prazer quando relembrava histórias das grandes equipes dos anos 60 e 70 do futebol brasileiro, protagonizadas por nomes como Nilton Santos, Didi, Paulo Valentim e aquele a quem prestava a maior reverência: Mané Garrincha.

Toda partida era o mesmo ritual, não desligava o radinho antes de ouvir o veredicto final de Luiz Mendes. E hoje, no instante em que meu pai me deu a notícia do falecimento de Mendes aos 87 anos, pude ouvir na hora sua voz marcante em minha mente, carregada, no momento, de um tom nostálgico. Penso que devo muito da paixão que tenho por futebol e pelo Botafogo a esse brilhante radialista.

Aliás, é dele uma das frases de que mais gosto sobre o alvinegro carioca: “A estrela do Botafogo é assim mesmo: brilha mais no escuro”, proferida logo após o Botafogo cair para a segunda divisão em 2002.

Sei que a notícia da partida de Luiz Mendes mexeu comigo e escrevo este texto entre agradecido e melancólico, imaginando quão bonito será seu encontro com outro mestre alvinegro que se foi a pouco, Armando Nogueira. Que ambos estejam em paz, iluminados e servindo de fonte de luz para a Estrela Solitária e imortal que guiou seus respectivos caminhos nesta existência e que conduz o meu e tantos outros corações que pulsam em preto e branco pela vida afora. 


Por Ricardo Pereira

Um comentário:

  1. Homenagem mais do que merecida de um grande alvinegro para um outro. Eu vim aqui reverenciar os dois, vc prezado Ricardo por relembrar coisas que foram comuns a vários outros alvinegros que conheço e Luiz que sempre foi uma Estrela para mim. Mendes será eternamente lembrado, assim como: Armando Nogueira, João Saldanha e muitos outros que fizeram estória no rádio e ainda seguirão fazendo por muito tempo. Saudações Alvinegras
    Sebastião Queiroz
    sdequeiroz@uol.com.br

    ResponderExcluir