"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 10 de maio de 2011

O rock errou... E os fãs também!

Ricardo postou um ótimo texto aqui no TATP, intitulado "Existem canções...". Deu aquela analisada no álbum "As quatro estações", da banda brasiliense de rock Legião Urbana. Por coincidência, ontem, ao acessar o site "Trabalho Sujo", me deparei com um teaser sobre o documentário  "Rock Brasília - era de ouro", no qual o líder da Legião, o vocalista Renato Russo, discorre um pouco sobre essa tal de rock'n'roll.
Como sempre, Renato manda muito bem ao falar do estilo. "(...) Rock é uma forma legal de se trabalhar porque, sendo uma arte bastarda, incorpora todos os tipos de música. É mais uma atitude, não é exatamente música. Então, se você tem um quarteto de cordas tocando 'Yesterday', como os Beatles fizeram, isso é rock... Ao mesmo tempo em que eu posso, de repente, sabe, pegar uma base de repente, como a gente faz em 'Faroeste Caboclo'. A primeira parte da música toda é virtualmente um repente, mas não deixa de ser rock'n'roll. (...) Eu posso fazer uma balada e ser rock: depende da atitude da pessoa".
Vale ressaltar a cutucada que Alexandre Mathias, responsável pelo site, oferece às bandas que atuam nestes tempos, ao elogiar a retórica afiada do cantor, no subtítulo da postagem. "Cadê esse tipo de articulação no pop nacional do século 21?".
Ele está certíssimo... Mas eu iria um pouco mais além. Falta discernimento, coragem e senso crítico aos fãs de rock da atualidade. Vamos combinar: rock é uma coisa boba. Algo que se encaixa perfeitamente na frase do escritor e dramaturgo Oscar Wilde. "Toda a arte é completamente inútil". Mas é aquilo, né? "It's only rock'n'roll (but I like it)", vomitam os Stones numa de suas clássicas canções.
Grosso modo, rock é uma coisa classe baixa/média. Estrutura simples, música pop torta. Mesmo assim, tem o seu valor... E como tem! Alguns iluminados como Bob Dylan, Jim Morrison, John  Lennon, David Bowie, Morrissey, Jarvis Cocker e Thom Yorke ajudaram a tornar o troço mais, digamos, letrado - por aqui, Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza e Marcelo Camelo, entre outros, também fizeram o dever de casa.
Mesmo com todas essas contribuições, por que é que os fãs do estilo continuam, em sua maioria, alienados, rasos intelectualmente, analfabetos funcionais? Parece coisa de tiozão do rock prepotente, concorda? Ok, já fui jovem. Usei camisa preta e "bati cabeça"´nas rodinhas que se formavam nos escassos shows que rolavam em minha cidade, Angra dos Reis. Mas busquei o melhor do estilo. Morrison falava de filósofos alemães e escritores beat? Ia atrás. Morrissey citava Wilde, New York Dolls e James Dean? Procurava saber mais sobre essas figuras. Eu sei, ninguém precisa ser assim. Cada cabeça uma sentença. Mas adquirir conhecimento, mesmo que através de uma "arte bastarda" - valeu, Russo -, não faz mal a ninguém.
O que eu estou querendo dizer com todo esse blá-blá-blá panfletário? Simples: os fãs de rock são as criaturas mais fascistas e preconceituosas do mundo. Eu até entendo "começar" assim... Mas continuar com esse tipo de comportamento, depois dos 25, é uma burrice danada.
Não estou falando de gosto pessoal, que é uma coisa diferente. A parada é mais embaixo. Tem a ver com capacidade de discutir não apenas o que é bom ou não, mas o que tem valor, o que merece ser analisado. Alguns exemplos: não gosto do rumo que o grupo britânico Radiohead tomou, mas enxergo a importância da banda no cenário; também não vejo essa cena "emo" com empolgação, mas acredito que tem lá o seu valor. Será que é tão difícil assim colocar os pesos e as medidas em seus devidos lugares? Parece que sim.
Este texto não vai mudar porra nenhuma. Sei disso. Mesmo assim, está aí, para quem quiser ler, concordar, discordar etc.
No mais é aquilo que o Kurt Cobain, gênio/idiota do Nirvana, já havia cantado: oh well, whatever, nevermind.


Nada a declarar

Por Hugo Oliveira


     

13 comentários:

  1. Nunca tinha pensado em Marcelo Camelo como rock..

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Mas no Los Hermanos era rock, sim... De uma forma diferente, mas era.
    Obrigado por ler, Grazi!

    ResponderExcluir
  3. Poo, mas acho que pegou um pouco de rock no 1ºálbum...por que nos álbuns seguintes ficou um pouco indefinido de estilo, pelo menos no meu ponto de vista: tem uma identidade própria mas não se enquadraria nos estilos que costumamos categorizar.

    ahh mto bom o blog de vocês!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. O lance é exatamente essa indefinição de estilo que você citou... É rock brasileiro do segundo milênio, com identidade própria, sem copiar os ingleses ou os americanos. Essa "estranheza" é o diferencial positivo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cara, concordo plenamente. Na minha adolescência, tanto quanto as canções, foram fundamentais as entrevistas de caras como Renato Russo, Lobão, gente que além de compor grandes canções, ouviam e liam sobre outras tantas. E quantas vezes fui atrás de bandas, filmes, livros indicados/citados por eles...

    E hoje?

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Eu li o texto e o que você descreve é algo bem presente na minha vida. Você tem conhecimento de causa para falar do meu gosto musical, mas com o tempo, a maturidade e (mais importante) os conselhos, o ouvido foi refinando até apreciar coisas melhores. Não sei se digo algo meio infantil, mas acho que faltam bons conselhos hoje em dia.

    ResponderExcluir
  7. Falta tudo hoje em dia, Thiagão. Mas você conseguiu a salvação! Abraços e saudade!

    Hugo

    ResponderExcluir
  8. The Canon EOS 5D Mark II is $2,499 for body only or $3,299 with a 24'105mm lens. What is the best point and shoot digital camera 2011. The SX40 is the type of camera that can fill any photographer's
    needs because of the features built into it.

    My blog canon eos 6d

    ResponderExcluir
  9. Tes you heard it right, a fully Android integrated tablet
    for only $199. Back on the issue of student budgets,
    any students you know that are crying out for a replacement for their creaky
    old Pentium III laptop would surely benefit from having that portable radiator
    replaced with something fast, slick and functional.
    The Firecard is the size of a regular DS card,
    which allows it to slide right into Slot 1 on your DS.

    Review my page ... kindle fire

    ResponderExcluir
  10. 3 inches screen of Zopo ZAP900h is really a cool thing
    about Zopo ZP910 and as it is having a Quad Core processor
    you should really check out its features. Altogether,
    one will find it easy to edit files, upload them and share them with others, as well as take either single images and look at them for instant review on the 480 by
    360 screen. You may be able to find systems that are priced
    at a much lower level than that but you want to be careful of counterfeit systems that
    may not work as well as you would expect them to.

    Here is my blog galaxy s4

    ResponderExcluir
  11. It can help you in your business life, school, or personal life.

    Recent times have noticed a massive increase the realm of computerized thermostats,
    nest looks to turn bradenton surrounding. With higher gas prices,
    limit the daily driving you do.

    Feel free to surf to my site nest thermostat

    ResponderExcluir
  12. Nikon D200 was launched way back in November 2005 and
    still is one of the favorites for beginners in photography field.
    Generally you're using 2 bodies using a fast tele zoom and fast wide zoom. It is owner by Matt Furer who has been fixing cameras for 22 years.

    Also visit my weblog: d7100

    ResponderExcluir
  13. It's so small so you can bring it when you travel around. ANTENNA: I get the same number of channels over the air as I did when I had a 7 year old generic HD TV. However, Play - On does allow developers to make custom channels that you can load onto your server.

    Here is my blog post - roku 2 xs

    ResponderExcluir