"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

segunda-feira, 5 de março de 2012

nada devemos ao fado (ou medo de amar)

“quando eu perdi você
ganhei a aposta
não força não força
não força não força”

Desilusão. Desalento. Destruição. A trinca de dês que, cronologicamente, sintetiza suas reações após o fim. Nada muito diferente da maioria dos términos de relacionamento.

Um golpe mais profundo, no entanto, para alguém que insiste em acreditar no amor com a mesma fé cega dos que creem em astrologia ou dos que duvidam da chegada do homem à lua.

Havia modificado sua vida, ajeitado tudo em função de seu par. Sem perceber, foi absorvendo a escuridão, o peso que a circundava e, por mais que houvesse uma ponta de alívio, se computássemos a soma dos dês, o fim teria como produto o Desperdício.


“sozinho eu vou ficar melhor
só por mim, eu vou ficar melhor”

Uma auto-degradação diluída numa satisfação ilusória em estar só. Transformou seu canto em esconderijo paradisíaco para sua solidão. Ali, fechado, isolado do mundo, acreditava possuir tudo de que necessitava: livros, discos, filmes, um tanto de álcool, o olhar atento e vigilante de Borges, Machado, Fiódor, José e Rosa; e se, vez por outra, a tristeza quisesse entrar... não tem nada não, havia seu violão.

Assim, ajudado por seus fantasmas, a solidão parecia-lhe confortável, agradável, até. Estava tão voltado para si mesmo, que, quando saía ou pensava na possibilidade de estar com alguém, era a si mesmo – ou o que acreditava ter se tornado – que procurava.

Buscava, em lugares de divertimento, uma mulher que parecesse entediada com a vida; que gostasse mais de livros do que de gente; que se encontrasse, fechando-se; que acreditasse nos mesmos valores; quem sabe, até carregasse em seu corpo também, a imagem de sua banda preferida. Como na “carta que não foi mandada”, era o espelho que procurava encontrar.


“quando me vi tendo de viver comigo apenas
e com o mundo
você me veio como um sonho bom
e me assustei
não sou perfeito
eu não esqueço”

A vida, no entanto, possui seus perigos e também seus encantos. E resolveu, abruptamente, retirá-lo de sua zona de conforto. De uma hora para outra, não estava mais só. “Uma flor nasceu na rua!”, iludindo a polícia, rompeu o asfalto.

A possibilidade de aparecimento do amor, até então refugiado abaixo, mais abaixo dos subterrâneos, trouxe consigo os medos: da vida, da dor, de ser feliz, das diferenças, d“estar por fora, medo andar por dentro do seu coração”.

Paradoxalmente assustado com a felicidade, pergunta: “E agora, José?”.

Saramago, porta-voz de tanta beleza, mais confunde do que esclarece, acena com sete luas e sóis, do mais bonito e dolorido amor. Enciumados com a pergunta dirigida, começam a falar ao mesmo tempo: Machado, com seu olhar ferino, ironiza sua situação; Borges admira-se com o encantamento pelo reverso do espelho e alerta para a inevitabilidade dos labirintos do amor; Dostoievski parece duvidar de sua calma, aponta uma tendência ao exagero e prevê turbulências em sua abertura para o mundo.

Somente Guimarães Rosa, tão sábio, versado em enredo e desenredo, nada diz. Apenas observa nosso homem em seu falso conflito – na realidade, inexistente – e relembra Drummond. Sabe que chega um tempo em que a vida é uma ordem, a vida apenas, sem mistificação. E, em seu silêncio, consegue acalmá-lo com a certeza de que a poesia deste momento inunda sua vida inteira.


Por Ricardo Pereira

6 comentários:

  1. Magnífico. Muita sensibilidade nesse texto. Quem lê se encaixa no contexto e se coloca no lugar do "personagem". Através disso consegue realmente visualizar a situação acontecendo, como em um filme. Apenas grandes narrativas conseguem me trazer tamanha concentração e despertar dessa forma minha imaginação. Parabéns Ricardo! Ah, e bela escolha ao colocar o trecho de Teatro dos Vampiros, uma das melhores letras da Legião.

    Abraço!

    Pedro Luís.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Pedro!

    Fico feliz quando meus textos conseguem atingir as pessoas dessa forma!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Agora descobri o seu segredo... Grande Tino!

    ResponderExcluir
  4. Andou lendo os pensamentos de alguém?!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto, lindo mesmo.

    ResponderExcluir