Hoje é aniversário da minha madrinha, Eugênia. Penso que a maioria das pessoas tem dificuldade de demonstrar sentimentos, e me incluo neste grupo. Muito por timidez, acho que por ser um pouco fechado, reservado, características lusitanas herdadas de meu avô paterno. No entanto, vejo de forma cada vez mais forte o quanto é vital que as pessoas queridas saibam como são importantes.
Tenho relação muito forte com minha tia desde que nasci. Posso quase me ver pequeninho em sua casa, ouvindo com atenção discos do Chico, Vinicius, Alceu Valença e outros. A proximidade era tão grande que morri de ciúmes quando nasceu Luisa, sua primeira filha. "Como assim teria que dividir as atenções agora??
O tempo foi passando e além das canções – e de maior compreensão delas da minha parte – a literatura foi outra paixão compartilhada. São incontáveis os livros que nos recomendamos, emprestamos, presenteamos, discutimos, e até nossa escolha profissional é a mesma: ambos nos formamos em Letras e somos professores.
O tempo foi passando e além das canções – e de maior compreensão delas da minha parte – a literatura foi outra paixão compartilhada. São incontáveis os livros que nos recomendamos, emprestamos, presenteamos, discutimos, e até nossa escolha profissional é a mesma: ambos nos formamos em Letras e somos professores.
E este é um capítulo à parte, não sei como faria sem seu apoio em momentos complicados, como na adolescência em crise pré-faculdade. Sempre tive certo medo do sucesso, e lembro até hoje de uma conversa no quarto da Loo, em que além de me acalmar em minha eterna procura de sentido e sensação de estar perdido na vida, com sua serenidade e experiência praticamente antecipou o que de melhor eu viveria nos próximos anos.
É uma excelente e fundamental “psicóloga” em meus momentos de melancolia, términos de relacionamento e outros espinhos inerentes a viver e questionar a vida. Quantas conversas na cozinha de sua casa em que eu chego carregando mais peso do que poderia suportar na cabeça, e saio mais leve ou ao menos mais confortado. Além disso, trouxe para mim duas irmãzinhas tão importantes, Luisa e Mariana, com quem compartilho tantos momentos marcantes nos últimos – e próximos – anos.
Só posso expressar minha gratidão e reafirmar nestas palavras o quanto minha madrinha é importante para mim, já que não conseguiria falando. Desejo a ela toda a felicidade nos momentos em que a vida assim permitir, e força e serenidade para lidar com as dúvidas e momentos difíceis, no entanto importantes, de uma forma ou de outra.
E deixo para finalizar a ‘Fantasia’, de Chico Buarque, que não me saiu da mente enquanto escrevia e serve agora como canção de aniversário:
“E se, de repente
A gente não sentisse
A dor que a gente finge
E sente
Se, de repente
A gente distraísse
O ferro do suplício
Ao som de uma canção
Então, eu te convidaria
Pra uma fantasia
Do meu violão
Canta, canta uma esperança
Canta, canta uma alegria
Canta mais
Revirando a noite
Revelando o dia
Noite e dia, noite e dia
Canta a canção do homem
Canta a canção da vida
Canta mais”
"Dura a vida alguns instantes / Porém mais do que bastantes / Quando cada instante é sempre" |
Por Ricardo Pereira
Texto lindo, cara. E essa pessoa é tudo isso mesmo... E mais um pouco!
ResponderExcluirSou fã também!
Ricardo, esse texto é um dos presentes mais lindos e surpreendentes que já recebi na vida! Estou muito feliz e emocionada! Todas as batidas do meu coração neste momento são pra te dizer obrigada, porque a minha alegria não dá pra expressar em palavras! Beijos, da madrinha mais orgulhosa do mundo!
ResponderExcluirNem sei o que comentar! concordo completamente com tudo o que disse, inclusive com o "irmãzinhas" que usou pra se referir a mim e à Lu, pois é certamente a palavra que eu usaria pra descrever vc e sua importância em minha vida, desde pequenininha! Aguardo os próximos bons momentos!
ResponderExcluirBeijão, Má!
Valeu, Hugão!
ResponderExcluirTia, fico muito feliz que tenha gostado dessa forma. Falo pouco,mas ainda bem que escrevendo consigo externar algo como esse texto, em que 'falo' de fatos/sentimentos muito importantes para mim.
Obrigadão, Mah! E esses momentos andaram rareando, mas agora que a vida tá clareando, vão vir aos montes!
Lindo demais o texto!
ResponderExcluirA Eugenia também tem essas funções na minha vida
de forma que à ví no texto expressa como a vejo.
Além da Lú, ganhei outras pessoas para amar.
Cecel.
Eu conheci pouco a Eugênia! mas no primeiro dia que conheci já deu pra perceber que elaé tudo isso que você disse Ricardo!
ResponderExcluirbeijos