"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Imitação da vida


"The greatest lost track of all time:
The Late Greats' "Turpentine"
You can't hear it on the radio
You can't hear it anywhere you go


The best band will never get signed
K-Settes starring Butcher's Blind
Are so good, you won't ever know
They never even played a show
You can't hear 'em on the radio"


- The Late Greats, Wilco


Não é fácil dizer adeus. Seja a pessoas queridas que passam por nossas vidas, bandas que deixam de existir, o ídolo do seu time que se transfere, séries que acompanhamos por anos, despedidas são sempre desconfortáveis. Da mesma forma, o que deveria ser algo corriqueiro, relegar o About the Passion ao cemitério de blogs, não foi uma decisão tomada tranquilamente.

Há alguns meses não conseguimos nos dedicar a este espaço como nos acostumamos. Não importam os motivos, a verdade é que Hugo e eu, pouco a pouco, fomos deixando de registrar nossas impressões sobre o que nos interessa. Da minha parte, por exemplo, não saíram do campo das ideias textos sobre o fim de Fringe; Woody Allen – a documentary, excelente filme sobre meu diretor preferido; A febre do rato e o papel de Cláudio Assis no cinema nacional  de hoje em dia; The Wire, série fantástica nível Sopranos de qualidade; meu aprofundamento e encantamento com a carreira de John Coltrane e com uma série de grandes nomes do country-rock, dos quais tomei conhecimento tardiamente. Sem contar pelo menos os oito discos citados na postagem anterior, que em outras épocas mereceriam textos caprichados no blog.

Foram pouco mais de dois anos e meio, quase quinhentas postagens, homenagens a ídolos da arte e da “vida real”, grandes momentos, alguns embaraçosos, é verdade. Mas, acima de tudo, foi a impressão de dois caras de trinta e poucos sobre a vida, algumas certezas, muitas incompreensões e perplexidades, a dificuldade de crescer, encarar a vida adulta chegando tardiamente em decorrência da adolescência esticada pelas vidas dedicadas à cultura pop.


E talvez a grande importância deste blog seja o fato de ter sido o primeiro empreendimento que eu e Hugo conseguimos levar à prática juntos. Nos conhecemos há mais de quinze anos e vez ou outra tínhamos (temos) ideias de projetos ligados à cultura, mas invariavelmente estes ficam nas mesas de bar entre cervejas, recomendações musicais, nostalgia e muitos risos.

E a ideia de um lugar onde depositássemos em textos parte do que jogávamos fora em conversas de bar em bar conseguimos, bem ou mal, levar em frente nesse espaço. E entre poucas discordâncias, muita admiração recíproca, o blog fortaleceu nossa amizade. Que pode ser sintetizada – mas não resumida – na situação corriqueira do reconhecimento no olhar misto de encantamento e culpa de quem esfrega as mãos de ansiedade e afirma ser um box de cds mais importante do que um carro.

O Talk About the Passion começou despretensiosamente e conseguiu mais do que imaginávamos a princípio, ainda que pairasse a sensação, em alguns momentos, de que poderia ter ido mais longe. Não é verdade, foi o suficiente.

Aqui celebramos – desde o titulo – as canções, filmes, livros, ideias, pessoas que nos influenciam, que nos fazem seguir em frente. Obrigado aos que se fizeram presente comentando, elogiando, sugerindo, indo atrás de nossas recomendações.

Pra terminar, parafraseando Saramago,

“encontramo-nos noutro sítio”.  


Por Ricardo Pereira

2 comentários:

  1. =( E eu, que só tomei conhecimento do blog no fim de seus dias, já me tornei órfão. Segue o único blog que passarei a ler frequentemente então: http://napolisoccer.zip.net/

    Felicidades a ambos, abs!

    ResponderExcluir
  2. Ah não... Que triste!
    Quero mais!!
    Sofia

    ResponderExcluir