"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O fim das lembranças

"Mas o que estou querendo dizer, sabe, é que a morte é mal interpretada. A perda da nossa vida não é a maior. Não chega nem a ser perda. Para os outros, talvez, mas para nós, não. Para quem morre, a vivência simplesmente cessa. Para quem morre, não há perda. Entende? E talvez esse seja um jogo de palavras também, já que não torna a morte menos assustadora, não é mesmo?

O que realmente temo é o tempo. Ele é o verdadeiro demônio: fustiga-nos quando preferíamos ficar à toa, levando o presente a passar a toda a velocidade, impossível de ser contido, e quando se vê,  tudo se torna passado, um passado que não se aquieta, que flui, formando histórias espúrias. Meu passado... não parece nem um pouco real. A pessoa que o vivenciou não fui eu. É como se o meu eu atual estivesse sempre se dissolvendo. Tem aquela frase de Heráclito: "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, pois as águas já não são as mesmas, nem a pessoa". Está certíssima. Gostamos dessa ilusão de continuidade e a chamamos de lembrança. O que explica, talvez, por que nosso maior temor não é o fim da vida, mas o fim das lembranças.

(...)

Sabe aquele ditado idiota, "Nascemos e morremos sozinhos"? É uma besteira. Nascemos e morremos cercados. Somente nesse ínterim ficamos sós."

(Trecho de Os Imperfeccionistas, de Tom Rachman)

Por Ricardo Pereira

3 comentários:

  1. Foda demais, né? Esse livro é destruidor, cara. Em todos os sentidos. Abraços!

    Hugo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, cara. Cada capítulo mexe de forma diferente, há muita beleza, amargura e nostalgia expressas de forma simples - e isso é um elogio, só engrandece a narrativa! Excelente recomendação!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto é uma super obra. Só preciso não me esquecer dele, e um dia compra-lo. hehe

    ResponderExcluir