"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Arctic Monkeys - Lollapalooza Brasil


Acompanhei parte do Lollapalooza Brasil apenas pela televisão através da transmissão do canal Multishow. Sei que não é a condição ideal para comentar as apresentações, nada supera o calor de estar no show, mas poucas bandas me fariam sair de casa para um festival hoje. Em São Paulo então, acho que apenas Wilco, Radiohead e, talvez, o Portishead.

Dos shows a que assisti do nosso Lollapalooza, achei interessante o Manchester Orchestra, que não conhecia; o MGMT teve lá seus bons momentos; Friendly Fires e Foster the People foram festival de vergonha alheia; e o único a que assisti do sábado, Foo Fighters, foi o que eu já esperava. Dave Grohl é bastante carismático, compõe boas canções, a banda é competente, mas a apresentação é um amontoado de clichês tipicamente rock n’ roll. Não me enche os olhos, só reforçou minha opinião sobre o Foo Fighters ser o ‘Capital Inicial’ do mundo.

O show mais aguardado por mim era o do Arctic Monkeys, banda que admiro mais a cada álbum lançado. Imagino que quem estava lá não tenha do que reclamar, os integrantes estão mais seguros no palco; Alex Turner, pouco a pouco, vai ganhando carisma de bandleader, melhorando a interação com o público; e Matt Helders, o baterista, é um monstro. Os dois, aliás, que sustentam a apresentação. Quanto ao repertório é que entra o meu porém, a banda ainda privilegia demais os dois primeiros discos – os que o público mais parecem querer ouvir –, deixando de lado parte da evolução demonstrada nas composições desde Humbug. Talvez ainda precisem de certo amadurecimento para se assumirem como banda mais ‘melodiosa’ do que ‘barulhenta’...

Meu setlist ideal seria:

01-    Don't Sit Down 'Cause I've Moved Your Chair
02-    Brianstorm
03-    Crying Lightning
04-    I Bet You Look Good on the Dancefloor
05-    The Hellcat Spangled Shalalala
06-    Library Pictures
07-    This House Is a Circus
08-    She’s Thunderstorms
09-    Secret Door
10-    Mardy Bum
11-    Suck It And See
12-    Black Treacle
13-    Cornerstone
14-    Love is a Laserquest
15-    That’s Where You’re Wrong
16-    When The Sun Goes Down
17-    R U Mine?

Bis:

18 – Dance Little Liar
19 – Fluorescent Adolescent
20 – From the Ritz to the Rubble
21 –505



Por Ricardo Pereira

11 comentários:

  1. Chorei em 505 e toquei minha bateria imaginária em Do me a favour. Arctic Monkeys sem dúvidas é minha banda favorita e me faz lembrar muita coisa boa.
    Disseram que tiveram shows melhores mas acho difícil alguém superar o Alex tanto nas músicas quanto no contato com o público. Que show! Só espero que venham ao Rio num show deles pra eu não precisar ficar debaixo de sol e chuva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eles vindo ao Rio, vou com certeza! Um show deles no Circo seria perfeito!

      Excluir
  2. Eu estava lá, Ricardo.
    Foi o melhor show do festival, na minha opinião.
    Mas discordo de vc vc quanto ao setlist, achei excelente. Gosto do disco novo, mas p que mais curto ouvir são as músicas dos primeiros cd's.
    Coisa bem minha, curto umas bandas barulhentas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto dos primeiros também, mas já são outra banda a partir do 'Humbug', na minha opinião, bem melhores do que no começo. Essa questão melodiosa/barulhenta foi só uma homenagem aos queridos kavernistas rs

      Excluir
  3. Ah, o show do Foster the people foi excelente!
    Já o MGMT, deixou a desejar, eu esperava bem mais. Curto muito o som deles, (estou ouvindo nesse momento) mas achei o show meio caído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Foster...' não curti não... E o MGMT sabia que seria irregular mesmo, mas vendo da TV foi tranquilão!

      Excluir
  4. Achei que faltou muito ainda da parte barulhenta como: Fakes Tales of San Francisco, Cigarrete Smoke, Certain Romance, From the Ritz to the Rubble, Dancing Shoes, D is for Dangerous, Leave Before The Lights Come On, Black Treacle, Perhaps Vampires Is A Bit Strong But..., Balaclava...e algumas meódicas também como Cornerstonne, Mardy Bum, Dimanonds are forever, She's Thunderstorms, My Proppeler e Piledriver Waltz. Não me arrependo de não ter ido, achei bem mediano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem achei mediano não, cara. Foi um bom show, mas a banda tem repertório pra fazer um excelente. O set que montei procurei equilibrar os dois lados da banda, dando prioridade às mais melódicas por questão de preferência.

      Excluir
    2. Pepê, se eu tivesse feito o setlist, teria colocado praticamente todas essas q vc citou =)

      Excluir
  5. Gostei de sua análise, sou super fã deles e também prefiro os últimos. O repertório que montou seria quase perfeito, faltou só Piledriver Waltz e Fire and the Thud. Mas como foi o primeiro show deles que fui achei ótimo.
    Lívia S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, obrigado. Piledriver eu adoro, só deixei de fora pro set ficar mais equilibrado!

      Excluir